Homenagem aos profissionais que fazem a diferença no setor de transportes e logística

Qualificação, bom atendimento e atitudes cidadãs são algumas das exigências que o mercado de trabalho impõe a qualquer profissional. E no setor de transportes e logística, a excelência no serviço prestado é recompensada através do Prêmio Destaque – Trabalhador do Transporte e Logística do Espírito Santo. O prêmio foi lançado pela Fetransportes em 1995, com o nome de Motorista Padrão. De 1996 a 2008 o nome era Prêmio Destaque – Trabalhador do Transporte Rodoviário do Espírito Santo.

Entre 1995 e 2006, a festa era realizada em uma noite, no Centro de Convenções de Vitória. Nas oito primeiras edições, os candidatos disputavam o prêmio das categorias Cargas e Passageiros.

Em 2003, as categorias mudaram, passando para Passageiros e Cargas da Região Norte, Passageiros e Cargas da Região Sul, Passageiros da Região da Grande Vitória e Cargas da Região da Grande Vitória.

A partir de 2007 surgiu outra novidade: para deixar a festa mais perto dos candidatos, as cerimônias de entrega dos prêmios foram separadas por região. O SEST SENAT de Colatina passou a sediar a noite de gala para os vencedores da categoria Passageiros e Cargas da Região Norte; os campeões da categoria Passageiros e Cargas da Região Sul começaram a receber o troféu na unidade de Cachoeiro de Itapemirim; e a unidade de Cariacica passou a receber o evento de premiação das categorias Passageiros da Região da Grande Vitória e Cargas da Região da Grande Vitória.

Para concorrer ao Prêmio Destaque, as empresas enviam os currículos de seus candidatos à Fetransportes e eles são avaliados por um corpo de jurados, formadores de opinião e autoridades ligadas ao setor de transportes. Durante o processo de análise dos currículos, o júri não tem acesso ao nome da empresa concorrente.

Em 2008, no intuito de dar ainda mais transparência ao processo de avaliação dos currículos, a Fetransportes contratou a empresa de auditoria Baker Tilly Brasil, que acompanha todas as etapas do Destaque – desde o recebimento dos currículos até a entrega dos troféus. E para fortalecer ainda mais os vínculos do prêmio com o setor de transportes e logística, a edição de 2009 foi realizada sob novo regulamento, fruto do trabalho do Projeto Prêmio Destaque, da Câmara de Desenvolvimento do Capital Humano (CDCH).

Outras novidades surgiram em 2010. Após dois anos, a festa de premiação voltou a ser realizada numa noite, reunindo os candidatos das categorias Motorista e Transporte & Logística das três regiões em disputa – Região Norte, Região Sul e Região da Grande Vitória. E passou a se chamar Prêmio Destaque – Trabalhador do Transporte e Logística do Espírito Santo.

Em dezembro de 2012, quando assumiu a presidência da Fetransportes, José Antonio Fiorot deu outra ideia, que foi aceita pela diretoria da federação: realizar a festa regional, nas unidades do SEST SENAT, em um ano; e uma festa única, reunindo todo o setor, no Centro de Convenções de Vitória, no ano seguinte.

Ao longo dos anos, o Prêmio Destaque cresceu e apareceu… E a evolução do evento, que continua tendo como foco o aprimoramento dos profissionais, nada mais do é que um reflexo do mundo moderno, em que as coisas estão sempre se renovando e se transformando…